Vaclav e Lena [Resenha]

Written By André Vasconcelos on quarta-feira, 12 de novembro de 2014 | 19:11

http://graphics8.nytimes.com/images/2011/06/19/books/review/19ferriss/19ferriss-articleLarge.jpg 

Vaclav & Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ela. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido.

http://3.bp.blogspot.com/-VCVkf7fQrJY/U20T0vdQmcI/AAAAAAAAA00/xAI6P2qbEcc/s1600/vaclav-lena.jpg    Eu assumo que não dei nada por esse livro, o comprei em uma promoção do Submarino muito barato, mais ou menos uns R$4,00 e quando ele chegou eu tive uma grande decepção com a capa. Apesar de várias pessoas terem adorado por ela ser fosca, eu não curti muito, mas lembrem-se do velho ditado "nunca julgue um livro pela capa", lição que eu ainda estou aprendendo.
   Tive uma grande surpresa logo no início da leitura, ao me deparar com duas crianças ensaiando para um número de mágica. Oi ? Crianças ? Sim, crianças ! Mas a história já começa super bacana e a narrativa da autora é tão envolvente que já vai te prendendo no livro logo nessas primeiras páginas.
    Então podemos dividir "Vaclav e Lena" em duas partes, "Crianças" e "Adolescentes". Não vou comentar muito sobre a parte em que eles são adolescentes porque vai sair um monte de spoilers aqui.
     Os dois vieram da Rússia para os Estados Unidos e por isso estudam em uma escola especial para se adaptarem ao idioma, Vaclav desde pequeno é obcecado por números de mágicos famosos, então ao conhecer Lena, uma menina tímida que praticamente não disse uma palavra no primeiro passeio que os dois tiveram com a mãe de Vaclav, eles começam a programar um número de mágica no Deck de Coney Island.
   Mas algum tempo depois, na semana em que os dois iriam fazer a apresentação, após muitos ensaios, Lena fica doente e não vai à escola no dia anterior, Vaclav fica muito preocupado, mas acha que tudo vai ficar bem, mas no dia seguinte, a mãe do garoto foi visitar a menina para saber como ela estava e voltou com a notícia, sem muitos detalhes, de que Lena não iria voltar mais.
   Eu gostei muito desse livro, após algumas leituras ruins que tive, ele foi meio que uma chama que reacendeu o amor pelos livros no meu coração. Tenho certeza de que se você curti um bom romance, você vai adorá-lo, assim como eu.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Popular Posts

Parceiros do Blog

Seguidores

Like us on Facebook
Follow us on Twitter
Recommend us on Google Plus
Subscribe me on RSS